quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Estudos de Grupo do Obiah

Pauta de Leituras para 2/2015:

25/08-15/09: "A cabeça bem feita" - Edgar Morin 

29/09: "A interpretação das culturas" - Clifford Geertz 
Parte I: Capítulo 1:  Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura.

06/10: "Raízes do Brasil" - Sérgio Buarque de Hollanda

13/10: "A colonialidade do saber" - Edgardo Lander
Capítulo 1: Ciências sociais: Saberes coloniais e eurocêntricos (LANDER)

27/10: "A interpretação das culturas" - Clifford Geertz
Parte IV: Capítulo 6 - A ideologia como sistema cultural

03/11: "A interpretação das culturas" - Clifford Geertz
Parte IV: Capítulo 7 - A política do significado

10/11: "Epistemologias do Sul" - Boaventura de Sousa Santos
Capítulo 1: Para além do pensamento abissal: Das linhas globais a uma ecologia de saberes (BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS) http://www.ces.uc.pt/myces/UserFiles/livros/147_Para%20alem%20do%20pensamento%20abissal_RCCS78.pdf

17/11: "Epistemologias do Sul" - Boaventura de Sousa Santos
Capítulo 2: Colonialidade do poder e classificação social (QUIJANO) somente na pasta do Obiah na xerox do Marcelo.

24/11: "A economia das trocas linguísticas" - Pierre Bourdieu
Parte II: Linguagem e Poder simbólico somente na pasta do Obiah na xerox do Marcelo.

01/12: "A economia das trocas linguísticas" - Pierre Bourdieu
Parte II: Linguagem e Poder simbólico somente na pasta do Obiah na xerox do Marcelo.

08/12: "Por uma linguística Crítica" - Kanavillil Rajagopalan somente na pasta do Obiah na xerox do Marcelo.

08/12: "Por uma linguística Crítica" - Kanavillil Rajagopalan somente na pasta do Obiah na xerox do Marcelo.

15/12: Reserva de tempo.

Para participar dos estudos do Grupo é imprescindível a leitura prévia dos textos indicados e a elaboração de um esquema também prévio para a discussão. Ao final de cada encontro de estudos, cada um/uma dos/as participantes deve redigir um texto contendo entre 400 e 600 palavras para sistematizar as interpretações e as reflexões e também para exercitar a prática escrita e a documentação de notas de leitura. Não serão toleradas faltas nem atrasos. Para cada rodada de leitura, será indicado/a um/uma coordenador/a.

vídeos:

Sobre ensino intercultural de Português 1   


Sobre ensino intercultural de Português 2

   

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