Pauta de Leituras para 2/2015:
25/08-15/09: "A cabeça bem feita" - Edgar Morin
29/09: "A interpretação das culturas" - Clifford Geertz
Parte I: Capítulo 1: Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura.
06/10: "Raízes do Brasil" - Sérgio Buarque de Hollanda
Capítulo 5: O Homem Cordial -http://fjm.ikhon.com.br/ proton/imagemprocesso/2013/07/ EC3ED65F077EA3F500E4%7Dh_s_b_ de_rz_br.pdf
13/10: "A colonialidade do saber" - Edgardo Lander
Capítulo 1: Ciências sociais: Saberes coloniais e eurocêntricos (LANDER)
27/10: "A interpretação das culturas" - Clifford Geertz
Parte IV: Capítulo 6 - A ideologia como sistema cultural
03/11: "A interpretação das culturas" - Clifford Geertz
Parte IV: Capítulo 7 - A política do significado
10/11: "Epistemologias do Sul" - Boaventura de Sousa Santos
Capítulo 1: Para além do pensamento abissal: Das linhas globais a uma ecologia de saberes (BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS) http://www.ces.uc.pt/ myces/UserFiles/livros/147_ Para%20alem%20do%20pensamento% 20abissal_RCCS78.pdf
17/11: "Epistemologias do Sul" - Boaventura de Sousa Santos
Capítulo 2: Colonialidade do poder e classificação social (QUIJANO) somente na pasta do Obiah na xerox do Marcelo.
24/11: "A economia das trocas linguísticas" - Pierre Bourdieu
Parte II: Linguagem e Poder simbólico somente na pasta do Obiah na xerox do Marcelo.
01/12: "A economia das trocas linguísticas" - Pierre Bourdieu
Parte II: Linguagem e Poder simbólico somente na pasta do Obiah na xerox do Marcelo.
08/12: "Por uma linguística Crítica" - Kanavillil Rajagopalan somente na pasta do Obiah na xerox do Marcelo.
08/12: "Por uma linguística Crítica" - Kanavillil Rajagopalan somente na pasta do Obiah na xerox do Marcelo.
15/12: Reserva de tempo.
Para participar dos estudos do Grupo é imprescindível a leitura prévia dos textos indicados e a elaboração de um esquema também prévio para a discussão. Ao final de cada encontro de estudos, cada um/uma dos/as participantes deve redigir um texto contendo entre 400 e 600 palavras para sistematizar as interpretações e as reflexões e também para exercitar a prática escrita e a documentação de notas de leitura. Não serão toleradas faltas nem atrasos. Para cada rodada de leitura, será indicado/a um/uma coordenador/a.
Nenhum comentário:
Postar um comentário