segunda-feira, 17 de junho de 2013

IV SIMELP PROGRAMAÇÃO COMENTADA

02/07, ÀS 10h -11h30 - CONFERÊNCIA DE ABERTURA 



A linguística e a política linguística: aspectos variáveis em português

Anthony Julius Naro (UFRJ/CNPq)
Maria Marta Pereira Scherre (UnB/UFES/UFRJ/CNPq)
Coordenadora: Tânia Ferreira Rezende (UFG)

Três objetivos norteiam nossa fala: apresentar resultados da pesquisa sociolinguística; politizar a noção de adequação linguística; desencadear a discussão sobre uma lei contra o preconceito linguístico. Nossos principais resultados são sobre a concordância verbal de número de terceira pessoa na fala moderna do Rio de Janeiro e na escrita do português arcaico. Também examinamos a concordância verbal com os pronomes nós e a gente no Rio de Janeiro. Os resultados focalizados, embora relativos a fenômenos variáveis estigmatizados, revelam heterogeneidade linguística ordenada. Argumentamos que a noção de adequação linguística, como uma via de mão única, pode ser tão perversa quanto a noção de erro linguístico de base social e apresentamos reflexões sobre a polêmica causada recentemente pelo capítulo “Escrever é diferente de falar” do livro didático do MEC Por uma vida melhor. A discussão, a nosso ver, revela que a política linguística deve desencadear lutas por lei específica contra o preconceito linguístico, à luz de outras leis contra outros tipos de preconceito, como os de etnia ou de orientação sexual. A consciência do respeito à fala do outro e à própria fala é acima de tudo uma questão de cidadania, que não anula o direito inalienável de falar e escrever múltiplas variedades. 


NESTA CONFERÊNCIA, ESTÁ EVIDENTE A PROPOSTA DE UM DEBATE EM TORNO DOS DIREITOS DAS MINORIAS. CONFERÊNCIA DE SUMA IMPORTÂNCIA CIENTÍFICA, SOCIAL E POLÍTICA, TRAZ NOVA DIMENSÃO DE ANTIGOS PROBLEMAS, MOSTRANDO O LADO E O PAPEL POLÍTICO E POLITIZADOR DA SOCIOLINGUÍSTICA. PARA ALÉM DA DEPREENSÃO DE REGRAS E DA DESCRIÇÃO DE PADRÕES VARIÁVEIS DE USO DO PORTUGUÊS, ENFOCA E RETIRA AS MÁSCARAS QUE COBREM OS PRECONCEITOS DISFARÇADOS DE CONCEITOS CIENTÍFICOS E CATEGORIAS DE ANÁLISE. O TEMPO É DE REVELAÇÃO, DE DESVELAÇÃO, NÃO TEM MAIS COMO IGNORAR OS DIREITOS CONQUISTADOS A DURAS PENAS E O DIREITO LINGUÍSTICO É UM DELES.


Entre 11h30 e 12h acontece a I Sessão de apresentação de pôster (veja lista no site), sob a coordenação da Profª Drª Eliane Marquez da Fonseca Fernandes (UFG)

Entre 14h e 18h30, acontecem os simpósios (veja programação específica no site), na Faculdade de Letras/UFG, nos blocos “Bernardo Élis” e “Cora Coralina”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário